Exército iraquiano mata 26 terroristas em Ninawa, entre eles 4 líderes

(Atualiza o número de mortos).

Mossul (Iraque), 3 abr (EFE).- As forças iraquianas conseguiram matar 26 supostos membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) neste domingo, entre eles quatro líderes, em operações terrestres e bombardeios aéreos na província de Ninawa, no norte do Iraque.

O comandante das Operações para a Libertação de Ninawa, o general-de-brigada Neyem al Jabouri, disse à Agência Efe que as tropas mataram 12 terroristas perto da cidade de Al Nasr. Entre os mortos neste ataque está o líder militar do EI no sul de Mossul, capital de Ninawa, Khadhem al Lahmud.

Outros seis supostos extremistas morreram em bombardeios nos povoados de Lazaka e Al-Hay, ao sul de Mossul, que matou o encarregado de artilharia e projéteis na organização, Mohammed Basim al Sabaaui. Ele era o principal responsável dos bombardeios feitos pelo EI contra as sedes do Exército iraquiano na região, especialmente a localizada no distrito de Majmur.

Por sua vez, o porta-voz das Operações, Faras Sabri, afirmou à Efe que aviões iraquianos mataram em outro bombardeio dois "altos dirigentes" jihadistas que viajavam em um veículo.

No marco destas operações, as forças governamentais mataram também cinco potenciais suicidas que pretendiam atacar uma base perto de Al Nasr. O porta-voz das Operações para a libertação de Ninawa revelou à Efe que os terroristas usavam cinturões explosivos e tinham como alvo a sede da Brigada 72.

O Exército iraquiano, com o apoio da milícia Multidão dos Clãs, iniciou em 24 de março uma ofensiva para libertar Ninawa, com o objetivo final de recuperar o controle de Mossul, o principal reduto do EI no Iraque. O avanço é lento perante a forte resistência do grupo terrorista, que em junho de 2014 conquistou Mossul e proclamou um califado nas zonas sob seu controle do norte e centro do Iraque e da Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos