G7 buscará compartilhar mais dados de inteligência para prevenir terrorismo

Tóquio, 4 abr (EFE).- Os países do G7 buscarão estreitar a colaboração entre os serviços de inteligência nacionais e a Interpol para prevenir o terrorismo durante a cúpula de ministros das Relações Exteriores que será realizada no final de semana no Japão.

Esse será um dos temas principais do encontro que ocorrerá nos próximos dias 10 e 11 em Hiroshima, no oeste do Japão, segundo a minuta da reunião divulgada nesta segunda-feira (data local) pela imprensa japonesa.

Os chanceleres do G7 irão propor um novo sistema de troca de dados de inteligência, que permitirá que as autoridades nacionais tenham acesso a informações referentes a passageiros que façam viagens internacionais de avião.

Esses dados poderão ser cruzados com as listas nacionais e da Interpol sobre pessoas suspeitas de estarem envolvidas com organizações terroristas, com o objetivo de prevenir sua entrada nos países do G7, formado por formado por Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Itália e Japão.

O Japão, que ocupa a presidência do G7, decidiu debater a proposta por causa dos atentados de Bruxelas no último dia 22 de março, que deixaram 32 mortos e obrigaram o fechamento do aeroporto de Zaventem por quase duas semanas, disseram fontes do governo japonês à agência de notícias "Kyodo".

Além disso, espera-se que os ministros das Relações Exteriores do G7 proponham um aumento da ajuda humanitária para a Síria e os países da região, diante do constante fluxo de refugiados provocado pelo conflito que já dura mais de cinco anos.

Os chanceleres também conversarão sobre os últimos testes nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, as atividades militares de Pequim no Mar da China Meridional e a situação na Ucrânia após a anexação da Crimeia por parte da Rússia.

Na reunião de Hiroshima, cidade que sofreu o primeiro bombardeio atômico da história no fim da Segunda Guerra Mundial, os ministros também devem assinar uma declaração conjunta sobre o desarmamento e a não proliferação nuclear.

O encontro dos chanceleres do G7 precede a cúpula de líderes desses países, que será realizada nos dias 26 e 27 de maio na cidade de Ise, no centro do Japão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos