Topo

Presidente da República Centro-Africana nomeia novo primeiro-ministro

03/04/2016 09h11

Bangui, 3 abr (EFE).- O novo presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, nomeou como primeiro-ministro Simplice Sarandji, cuja missão será liderar o governo para completar a transição de dois anos marcados pela violência sectária.

Em um decreto, lido na rádio nacional, o presidente anunciou a nomeação de Sarandji, de 61 anos e ex-diretor de sua campanha eleitoral, que nos próximos dias terá que formar seu Gabinete.

Os centro-africanos foram em 30 de dezembro às urnas para escolher o presidente com o objetivo de avançar rumo à reconciliação em um país castigado pela violência.

Após ser eleito presidente, Touadéra, que foi primeiro-ministro entre 2008 e 2013, se comprometeu a restabelecer a paz e a segurança na República Centro-Africana.

O país vive um tumultuoso processo de transição desde que em 2013 os rebeldes Séléka derrubaram o presidente François Bozizé, suscitando uma onda de violência sectária entre muçulmanos e cristãos que deixou milhares de mortos e obrigou cerca de 1 milhão de pessoas a abandonar seus lares.