Explosão de projétil com material tóxico mata 15 membros do EI no Iraque

Mossul (Iraque), 4 abr (EFE).- Pelo menos 15 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram nesta segunda-feira e outros cinco ficaram feridos pela explosão de um projétil carregado com cloro, que pretendiam usar contra as forças governamentais no norte do Iraque.

O projétil tinha como alvo milicianos sunitas afins ao governo de Bagdá, desdobrados na zona de Al Biay, 120 quilômetros ao oeste da cidade de Mossul, reduto dos extremistas no norte do Iraque.

Abdel Raheem al Shammari, comandante da milícia sunita Nauader al Iraque, que opera em dita zona, explicou à Agência Efe que os jihadistas morreram asfixiados pelo produto químico que estava no míssil que queriam lançar.

Por outro lado, um comandante em uma milícia pró-governo sunita morreu hoje na província setentrional Ninawa, cuja capital é Mossul, em confrontos com combatentes do EI.

O dirigente da "Multidão dos Clãs", Nazhan al Lahibi, informou à Agência Efe que Fares al Sabaui, pertencente a esta milícia na zona de Majmur, 70 quilômetros ao sudeste de Mossul, morreu pelos disparos de um franco-atirador.

Lahibi acrescentou que o fato aconteceu na cidade de Al Nasr, próxima a Al Qayara, 55 quilômetros ao sul de Mossul, durante as operações das tropas iraquianas que buscam expulsar os jihadistas da zona.

Os arredores de Al Qayara são palco de uma operação do Exército iraquiano, com o apoio da "Multidão dos Clãs", com o objetivo de recuperar o controle da província de Ninawa.

Esta operação começou no final de março e seu principal objetivo é o de reconquistar a cidade de Mossul.

O Exército iraquiano disse há três dias que o avanço é lento perante a forte resistência por parte do grupo terrorista, que em junho de 2014 conquistou Mossul e proclamou um califado nas zonas sob seu controle no Iraque e na vizinha Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos