Irmão de Almodóvar se diz responsável por offshore citada nos Panama Papers

Madri, 4 abr (EFE).- O produtor de cinema Agustín Almodóvar assumiu nesta segunda-feira a responsabilidade em "todos os assuntos referentes à gestão" da produtora 'El Deseo' e à criação, em 1991, de uma offshore da qual ele e seu irmão, o cineasta Pedro Almodóvar, aparecem como representantes e que é citada nos chamados Panama Papers.

Embora reitere que tanto ele como Pedro e a produtora estão "a par" de todas as suas obrigações tributárias, o produtor quis deixar à margem desta questão seu irmão, envolvido nos últimos dias na promoção de seu novo filme, "Julieta".

"Lamento profundamente o prejuízo que está sofrendo a imagem pública do meu irmão, provocado única e exclusivamente pela minha falta de experiência nos primeiros anos de caminhada de nossa empresa familiar", afirmou Agustín em comunicado.

Ele também lembrou a origem da produtora, criada pelos dois irmãos em junho de 1985 e na qual desde o primeiro momento dividiram "as tarefas e obrigações de uma forma muito clara".

"Eu assumi todos os assuntos referentes à gestão da empresa, e ele se dedicou a todos os aspectos criativos", explicou o produtor.

"Gostaria de esclarecer que a constituição da empresa, em 1991, se deveu à recomendação dos meus assessores ante uma possível expansão internacional de nossa empresa", justificou-se.

No escândalo Panama Papers - considerado o maior vazamento da história do jornalismo de dados, superando inclusive o Wikileaks -, os nomes dos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar constam como representantes, no começo dos anos 90, de uma offshore chamada Glen Valley Corporation, registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, um território considerado paraíso fiscal, segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que divulgou o caso.

Segundo o consórcio, a empresa se manteve ativa de 22 de março de 1991 até 11 de novembro de 1994, e foi administrada a partir do escritório da companhia de advocacia e gestão de patrimônio Mossack Fonseca em Genebra (Suíça).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos