Irmãos Almodóvar afirmam saber quais são suas obrigações tributárias

Madri, 4 abr (EFE).- Os irmãos Pedro e Agustín Almodóvar afirmaram nesta segunda-feira que sabem quais são suas obrigações tributárias, após ser revelado no domingo que ambos figuravam como representantes, no começo dos anos 90, de uma "offshore" registrada em Ilhas Virgens Britânicas, um território considerado paraíso fiscal.

"Não vamos fazer nenhum comentário sobre as filtragens. Tanto (a produtora) 'El Deseo' como Pedro e Agustín Almodóvar sabem de suas obrigações tributárias", afirmou à Agência Efe Javier Giner, porta-voz da produtora.

Os nomes do diretor e produtor de cinema espanhóis figuram nos escândalo "Panama Papers" sobre empresas radicadas em paraísos fiscais, divulgado ontem pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICJI), junto a outros como o presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o jogador Leo Messi.

Segundo "El Confidencial" e "La Sexta", os meios de comunicação espanhóis que participaram da investigação, os papéis procedem do escritório panamenho Mossack Fonseca, especialista em criar sociedades opacas em paraísos fiscais.

Nessa documentação aparecem os irmãos Pedro e Agustín Almodóvar como representantes da sociedade Glen Valley Corporation registrada nas Ilhas Virgens britânicas entre 1991 e 1994.

"El Confidencial" indica que os Almodóvar desfrutaram de capacidade para "administrar a sociedade sem limite algum", o que inclui "realizar contratos ou atos de todos os tipos" (...) "receber ou dar dinheiro em empréstimo, comprar produtos, mercadorias, valores, ações" (...) e "abrir contas bancárias em nome da sociedade em qualquer banco".

Segundo essa informação, a firma se manteve ativa desde 22 de março de 1991 até 11 de novembro de 1994 e sua tramitação foi administrada desde o escritório da firma panamenha Mossack Fonseca em Genebra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos