Navio-escola espanhol faz escala em Fortaleza

Rio de Janeiro, 4 abr (EFE).- O navio-escola da marinha espanhola Juan Sebastián de Elcano chegou nesta segunda-feira a Fortaleza, o primeiro destino internacional de sua 87ª viagem de instrução para 80 novos guarda-marinhas.

A embarcação foi recebida no píer do Porto de Mucuripe pelo Agregado de Defesa da Embaixada espanhola, o coronel Ramón Piñeiro Lemos, e pela cônsul honorária da Espanha em Fortaleza, Verónica Barbazán.

Esta é a sexta vez que o barco espanhol atraca na cidade, a primeira escala fora da Espanha em sua nova viagem de instrução, que começou em 5 de março em Cádiz e já passou por Santa Cruz de Tenerife.

O Juan Sebastián de Elcano, que visitou Fortaleza pela última vez em 2009, permanecerá aberto à visitação pública no Porto de Macuripe até o próximo sábado, quando seguirá rumo a San Juan de Porto Rico.

As escalas seguintes são Havana, em Cuba, e as cidades americanas de Miami e Baltimore, antes de atravessar novamente o Oceano Atlântico até o porto espanhol de Marín, aonde deve chegar no dia 1º de julho, e finalmente a Cádiz cinco dias depois.

A embarcação, sob o comando do capitão Victoriano Gilaber Agote, conta com 23 oficiais, 23 suboficiais e 140 militares da marinha, além de quatro civis professores.

Com 131,1 metros de comprimento e 13 metros de largura, o Juan Sebastián de Elcano ostenta desde 2009 o título de Embaixador honorário da Marca Espanha por seu trabalho para divulgar a imagem do país desde sua primeira viagem, em fevereiro de 1928.

A principal incumbência desta embarcação é contribuir para a formação no mar dos futuros oficiais da Marinha espanhola. A bordo, os alunos realizam parte do plano de estudos correspondente ao quarto ano de carreira e reforçam suas habilidades de convivência durante a travessia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos