Refugiados sírios chegam à Alemanha como parte de acordo entre Turquia e UE

Berlim, 4 abr (EFE).- Um grupo de 16 refugiados sírios chegou nesta segunda-feira a Hannover, na região central da Alemanha, em um voo regular vindo da Turquia, como parte do acordo assinado entre a União Europeia e o país, que recebeu também hoje o primeiro contingente de solicitantes de asilo devolvidos desde a Grécia.

Fontes do Escritório Federal para a Migração e os Refugiados da Alemanha confirmaram à Agência Efe que os primeiros sírios aterrissaram nesta manhã no aeroporto de Hannover. A cidade ainda vai receber um segundo grupo de imigrantes ainda hoje.

Eles ficarão provisoriamente instalados no centro de amparo da cidade de Friedland, no estado da Baixa Saxônia, no noroeste do país, de onde serão distribuídos para diferentes localidades.

O Ministério do Interior da Alemanha afirmou neste fim de semana que tentará considerará critérios como o reagrupamento familiar, o grau de vulnerabilidade e as opções de uma boa integração na hora de receber os refugiados sírios.

Por sua vez, a Grécia iniciou também hoje o processo de devolução dos imigrantes que chegam às ilhas do país para a Turquia, com o envio de três navios com 202 pessoas a bordo, a maior parte delas com origem no Paquistão e em Bangladesh.

O acordo firmado entre as partes ficou conhecido como "um para um". A cada sírio aceito pela UE, outro em situação irregular será devolvido ao território turco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos