Ataque contra trem deixa ao menos 1 morto e 4 feridos no Paquistão

Islamabad, 5 abr (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas nesta terça-feira em um ataque com bomba contra um trem de passageiros que provocou o descarrilamento de vários vagões na conflituosa província de Baluchistão, no sudoeste do Paquistão.

O ataque ocorreu por volta das 9h30 locais (1h30 de Brasília), quando uma bomba instalada na via férrea foi detonada na altura do distrito de Sibi, disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior provincial, Kamran Assad.

O trem viajava entre Lahore, a capital do Punjab, e Quetta, capital do Baluchistão.

Assad relatou que três vagões descarrilaram e que os danos sofridos na via provocaram a suspensão da linha, a única que liga o Baluchistão com o resto do país.

Os quatro feridos foram transportados para hospitais em Quetta.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado e as forças de segurança lançaram uma operação na região em busca dos culpados.

Em novembro do ano passado, quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas em um atentado similar na mesma linha férrea. Em 2014, outras 16 morreram e 40 sofreram lesões em uma explosão que aconteceu dentro de um dos vagões do trem, também próximo a Quetta.

Esses ataques foram cometidos por grupos insurgentes e organizações independentistas, segundo as autoridades.

O Baluchistão é uma província fronteiriça com o Afeganistão e o Irã, a mais extensa e menos povoada do Paquistão, e é cenário habitual de ataques de grupos separatistas, milícias islamitas e redes mafiosas que operam em todo o país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos