Cruz vence Trump na primária republicana de Wisconsin

Washington, 5 abr (EFE).- O senador conservador Ted Cruz venceu seus rivais Donald Trump e John Kasich nesta terça-feira na primária republicana realizada no estado de Wisconsin, no centro-norte dos Estados Unidos, segundo as projeções dos principais veículos de comunicação do país.

Cruz consegue assim uma importante vitória que lhe permitirá obter a maioria ou até a totalidade dos 42 delegados em jogo neste estado e seguir somando apoio até os 1.237 necessários para obter a indicação do partido para as eleições presidenciais de novembro.

O senador pelo Texas ganhou nas principais cidades do estado como Milwaukee, Madison e Green Bay, e foi o vencedor em um estado vizinho de Iowa, onde obteve sua primeira vitória no dia 1º de fevereiro, mas também de Illinois e Michigan, estados que tinham levado Trump à liderança na disputa do Partido Republicano.

Já na primária democrata, a vitória foi para o senador por Vermont Bernie Sanders, que superou sua adversária Hillary Clinton e ficará assim com a maioria dos 86 delegados em jogo num estado de tradição tanto agrícola como industrial.

Após Wisconsin, o próximo estado a votar dentro do processo de primárias para escolher os candidatos republicano e democrata para as eleições presidenciais de novembro será Nova York, cujos cidadãos comparecerão às urnas no dia 19 de abril e onde há em jogo um grande número de delegados, tanto para os conservadores como para os progressistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos