Obama ressalta o "grande problema global" que é a evasão de impostos

Washington, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que muitas das operações em paraísos fiscais que aparecem nos Panama Papers são "legais", mas ressaltou que esse é "precisamente o problema", ao defender o combate a evasão fiscal em nível internacional.

"Muitas (dessas operações) são legais, mas este é o problema. Estão se aproveitando do sistema", afirmou ele, em um comparecimento na Casa Branca para comentar novas medidas do Tesouro americano contra "o grande problema global" da evasão de impostos.

Obama insistiu que a solução para este problema deve ser coordenada em nível mundial e destacou que este tema foi discutido nas reuniões do G20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes) e outras cúpulas internacionais.

Ele elogiou o novo plano do Tesouro anunciado nesta semana para dificultar a chamada prática de "investimentos fiscais", pelas quais grandes empresas adquirem pequenas concorrentes estrangeiras com o objetivo de mudar o domicílio fiscal e assim beneficiar-se de taxas menores. Obama afirmou que estas estratégias empresariais representam "um prejuízo enorme" à economia americana ao subtrair um volume de receita que poderia ser utilizado para financiar outros programas de gasto público.

Os Panama Papers, divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), contêm documentos da empresa Mossack Fonseca com informações sobre a existência de milhares de offshore pertencentes a personalidades de todo o mundo. A revelação é considerada o maior vazamento jornalístico da história e menciona 140 políticos e funcionários de todo o mundo, entre eles 12 antigos e atuais líderes mundiais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos