Cameron diz que não possui fundo no exterior do qual possa se beneficiar

Londres, 6 abr (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse nesta quarta-feira que não existe nenhum investimento ou fundo no exterior do qual ele ou sua família possam se beneficiar, por causa da polêmica gerada pelo "Panama Papers", informou um porta-voz do governo.

O Downing Street -residência e escritório oficial do chefe do Executivo- emitiu um novo comunicado perante a intensa pressão que Cameron enfrenta depois que as filtragens dos chamados "Panama Papers" vincularam a seu pai, o falecido Ian Cameron, com operações em paraísos fiscais.

Embora o líder conservador tenha dito ontem que não possui ações, interesses, nem fundos em paraísos fiscais, um porta-voz governamental se pronunciou de novo hoje sobre este assunto.

"Não há fundos e nem investimentos no exterior dos quais o primeiro-ministro, sua esposa, Samantha, e seus filhos possam se beneficiar em um futuro", esclareceu a fonte oficial.

A polêmica se originou pelos documentos do escritório panamenho Mossack Fonseca, filtrados à imprensa internacional, que revelaram que o pai do primeiro-ministro, falecido em 2010, era diretor de Blairmore Holdings, um fundo de investimento com domicílio nas Bahamas fundado em 1980 que ainda existe.

Por sua vez, o líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, pediu que seja aberta uma investigação independente sobre as acusações que pesam sobre a família de Cameron.

De acordo com informações publicadas nesta semana pela emissora pública "BBC" e o jornal "The Guardian" -que tiveram acesso a esses documentos filtrados- Ian Cameron empregou o citado escritório panamenho para blindar a Blairmore Holdings e se esquivar o pagamento de impostos à fazenda britânica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos