Confrontos no leste do Afeganistão matam 39 membros do EI

Cabul, 6 abr (EFE).- Pelo menos 39 membros do Estado Islâmico (EI) morreram e outros 15 ficaram feridos em enfrentamentos com as tropas afegãs na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, considerada o reduto dos insurgentes no país.

"39 membros do EI, incluído o comandante Qari Yusif, morreram e outros 15 foram feridos quando atacavam vários postos de controle da Polícia em Nangarhar", afirmou o departamento de comunicação do Exército afegão em sua conta oficial no Twitter.

O porta-voz da Polícia provincial, Hazrat Hussain Mashriqwal, confirmou à Agência Efe os confrontos entre os insurgentes e as tropas afegãs e detalhou que ocorreram no distrito de Kot.

Mashriqwal afirmou que esse organismo tem constância de 28 falecidos.

Pelo menos 1.979 supostos insurgentes foram mortos, 736 foram feridos e 965 detidos nesta província pelo Exército, a polícia e agências de inteligência do Afeganistão com apoio de tropas americanas durante o último ano, de abril de 2015 a março de 2016, de acordo com dados oficiais.

O EI está presente em pelo menos quatro províncias do leste e sul do Afeganistão desde há um ano e a Otan estima que o grupo dispõe de entre mil e 3 mil membros no país, a maioria concentrada em poucos distritos de Nangarhar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos