Cruz garante que tem "chances reais" de ser o indicado do Partido Republicano

Washington, 5 abr (EFE).- O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ted Cruz comemorou nesta terça-feira sua ampla vitória na primária realizada em Wisconsin, no centro-norte do país, e garantiu que tem "chances reais" de conseguir a indicação do partido para ser o candidato presidencial nas eleições de novembro.

Em Milwaukee, a maior cidade de Wisconsin, o senador conservador pelo Texas classificou sua vitória sobre o magnata Donald Trump e o governador de Ohio, John Kasich, como um "ponto de inflexão" na corrida das primárias, e comentou que esse estado "acendeu uma luz que mostra o caminho a ser seguido".

"Estamos unindo o Partido Republicano. Todo o espectro do Partido Republicano está se unindo após esta campanha", opinou o senador, em referência a quadros importantes do partido conservador que, nas últimas semanas, revelaram publicamente seu apoio a Cruz.

O senador é visto pela maioria de integrantes do 'establishment' do Partido Republicano como a única opção para conter uma hipotética indicação de Trump, por isso, apesar de terem criticado Cruz abertamente no passado por seus posicionamentos ultraconservadores, agora se juntam a ele.

"Hoje foi uma noite ruim para Hillary Clinton na primária democrata e ainda pior na primária republicana", brincou Cruz em referência à derrota da ex-secretária de Estado em Wisconsin frente a seu rival Bernie Sanders.

Apesar de matematicamente ainda ter possibilidades, principalmente após a vitória de hoje em Wisconsin, Cruz precisa de resultados extraordinários nos estados que ainda vão votar no processo de primárias para chegar à Convenção Nacional do Partido Republicano em julho com os 1.237 delegados que garantem a indicação.

Caso contrário, o senador pelo Texas espera que Trump também não consiga os delegados para que haja uma disputa aberta na Convenção Nacional, na qual grande parte dos delegados votará livremente e a opinião do partido passa a ter peso determinante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos