Kerry se torna secretário de Estado que mais viajou na história dos EUA

Washington, 6 abr (EFE).- John Kerry se transformou nesta quarta-feira no secretário de Estado que mais quilômetros percorreu no cargo, superando o recorde estabelecido pela ex-titular das Relações Exteriores do país entre 2005 e 2009, Condoleezza Rice.

Com sua chegada hoje a Manama, no Bahrein, para se reunir com representantes do governo local e com ministros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Kerry superou os 1,706 milhões de quilômetros em viagens oficiais desde que assumiu o cargo no dia 1º de fevereiro de 2013.

Dessa forma, Kerry ultrapassou por pouco a marca estabelecida por Rice, que acumulou 1,704 milhões de quilômetros.

O atual chefe da diplomacia americana, no entanto, ainda está longe de bater o recorde de mais países diferentes visitados, ostentado por sua antecessora, Hillary Clinton.

A atual pré-candidata democrata à presidência dos EUA visitou 112 países durante seus quatro anos no cargo, entre 2009 e 2013, enquanto Kerry viajou a 81 até o momento.

Desde que assumiu como secretário de Estado, Kerry se concentrou nas grandes crises mundiais e quis adotar um perfil de quem negocia pessoalmente, ao estilo de James Baker, prestigiado chefe da diplomacia do presidente George H.W Bush (1989-1993).

Esse estilo contrasta com o de Hillary, que focou menos nos conflitos e mais em temas globais, como os direitos das mulheres e o desenvolvimento econômico.

Quando chegou ao Departamento de Estado em 2013, o ex-senador afirmou que seu objetivo não era repetir a façanha de Hillary quanto aos países visitados e que viajaria em função das crises que precisasse resolver e as alianças que considerasse necessário potencializar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos