Líder rebelde voltará a Juba em 18 de abril para assumir vice-presidência

Juba, 7 abr (EFE).- O líder os rebeldes do Sudão do Sul, Riak Machar, anunciou nesta quinta-feira que voltará a Juba dia 18 para assumir oficialmente a vice-presidência do governo de união nacional, em cumprimento com o acordo de paz assinado em agosto passado.

Machar fixou esta data em carta ao Comitê de Verificação do Cumprimento do Tratado de Paz, dependente da União Africana (UA), à qual a Agência Efe teve acesso.

"Recebi uma carta do Comitê na qual pede que eu esteja presente no dia 12 em Juba, mas por nossa parte elaboramos um programa que estipula minha chegada para dia 18", explicou o dirigente da oposição armada em seu texto.

Espera-se que antes da chegada de Machar a Juba concluam na próxima semana as operações da transferência das forças rebeldes à capital, estimadas em 1.370 combatentes.

Na semana passada, a ONU ajudou na transferência de mais de 500 insurgentes, que junto à Guarda Republicana e à Polícia sul-sudanesas, formarão a força conjunta que manterá a segurança em Juba, como estipula o acordo de paz.

No final de março, o representante dos rebeldes em Juba, Taaban Ding Gan, garantiu que a chegada dessas forças abrirá o caminho ao retorno de Machar para ocupar seu cargo de vice-presidente de forma oficial e à formação, duas semanas depois, do governo de união nacional.

Em 11 de fevereiro, o presidente do país, Salva Kiir, designou Machar como vice-presidente, um cargo que já tinha ocupado antes do início do atual conflito e do qual foi afastado.

A guerra no Sudão do Sul explodiu em 15 de dezembro de 2013 depois que Kiir, da etnia dinka, denunciou uma tentativa de golpe de Estado liderado por Machar.

Calcula-se que morreram centenas de milhares de sul-sudaneses no conflito, que deixou também mais de dois milhões de deslocados e refugiados, segundo números da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos