Macri reafirma não ter "nada a esconder" em relação a caso Panama Papers

Buenos Aires, 7 abr (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, reafirmou nesta quinta-feira que "não tem nada a esconder", depois que um procurador pediu para investigar se houve crime em sua participação em empresas inscritas em paraísos fiscais, revelada no caso Panama Papers.

"Estou muito tranquilo. Cumpri a lei. Informei a verdade", declarou Macri em entrevista coletiva na Casa Rosada, sede do governo argentino.

As declarações de Macri foram dadas após a decisão do procurador tributário federal Federico Delgado de pedir ao juiz Sebastián Casannello para que abra um caso sobre o papel do presidente nas offshores Kagemusha S.A. e Fleg Trading LTD, que têm sede no Caribe.

A decisão do procurador foi tomada em função de uma denúncia apresentada pelo deputado kirchnerista Norman Darío Martínez, que, segundo Delgado, "justifica a abertura de uma investigação" para determinar se o presidente "omitiu maliciosamente" sua participação nessas empresas em suas declarações juradas de bens e ativos.

Macri é mencionado em documentos da empresa panamenha de advocacia e gestão de patrimônios Mossack Fonseca por sua participação na offshore Fleg Trading Ltd. Esses documentos estão entre os 11,5 milhões que foram vazados por uma fonte anônima ao jornal alemão "Süddeutsche Zeitung" e que compõem os chamados Panama Papers ("papéis do Panamá"), um gigantesco escândalo de ocultação de dinheiro por meio de uso de empresas criadas em paraísos fiscais e que envolve políticos, empresários e celebridades de diversas áreas.

Após tomar conhecimento do vazamento relativo a Macri, a presidência argentina esclareceu que a companhia foi criada pelo pai dele, Franco Macri, empresário de origem italiana, para realizar um investimento no Brasil que acabou não sendo realizado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos