Berlusconi fez negócios com sociedade citada no escândalo "Panama Papers"

Roma, 8 abr (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi comprou os direitos de filmes de uma empresa radicada nas ilhas Virgens Britânicas que figura nos "Panama Papers", segundo publicou nesta sexta-feira o jornal "L'Espresso".

Trata-se da American Filme Company (AFC), registrada em 1992 e fechada em 2008, à qual uma das empresas estrangeiras do império Berlusconi comprou direitos de dois filmes americanos "um ano após sua criação", segundo o meio.

O ex-primeiro-ministro da Itália foi condenado em 2012 a quatro anos de prisão por evasão de impostos na compra de direitos de filmes americanos de diversas empresas, dentro do chamado "caso Mediaset".

O jornal "L'Espresso", único meio italiano colaborador do Consórcio de Jornalistas de Investigação (ICJI) que revelou o escândalo das filtragens, publicou hoje os primeiros 100 nomes dos 800 italianos que aparecem na lista, entre os quais se encontram o estilista Valentino e o do ator e diretor Carlo Verdone.

Segundo a publicação, estes nomes se unem aos de empresários, políticos, personagens do mundo do espetáculo e da moda, além de esportistas.

No mundo do esporte, aparece o nome de Daniel Fonseca, de origem uruguaio, ex-jogador do Roma, da Juventus e do Napoli e antigo representante do jogador do Barcelona Luis Suárez.

O jornal também aponta os bancos italianos Unicredit e Ubi Bancos como "parte da criação, via Luxemburgo, de complexas sociedades que levam a paraísos fiscais como as ilhas Virgens Britânicas".

Nos documentos também é possível ler nomes relacionados com a máfia, como no caso das "dezenas de sociedades estrangeiras ligadas aos tesoureiros de chefes mafiosos do calibre de Salvatore Totò Riina e Bernardo Povenzano", líderes da máfia siciliana Cosa Nostra, ambos condenados, segundo o jornal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos