Coreia do Norte afirma ter testado com sucesso motor de lançamento de mísseis

Redação Central, 9 abr (EFE).- A Coreia do Norte afirmou neste sábado (data local) ter testado com sucesso um motor para o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais, segundo informou a agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou pessoalmente o teste no Centro Espacial Sohae, o último de uma série de provas de seu programa armamentista, ao qual a ONU respondeu com o endurecimento de sanções.

A agência oficial de notícias norte-coreana "KCNA" divulgou uma informação, reverberada pela "Yonhap", na qual o líder norte-coreano assegura que o êxito deste teste "é uma firme garantia para poder realizar outra forma de ataque nuclear contra o imperialista Estados Unidos".

Kim Jong-un deu pessoalmente a ordem de realizar o teste que coincide com um aumento das tensões na península coreana desde que Pyonyang lançou um míssil de longo alcance e efetuou outro teste nuclear no começo do ano.

Os testes foram respondidos pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos com a realização de exercícios militares conjuntos, que aumentaram a retórica militar das duas Coreias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos