Grécia retoma deportações para Turquia e devolve 140 pessoas

Atenas, 8 abr (EFE).- A Grécia retomou na manhã desta sexta-feira a devolução de migrantes e refugiados para a Turquia, que estava suspensa desde a última segunda-feira, e iniciou a deportação de um total de 140 pessoas desde o começo da manhã.

Às 4h locais (22h de Brasília de quinta-feira) saiu a primeira embarcação das ilhas de Kos e Samos em direção a Lesbos, com 95 refugiados.

Espera-se que esta lancha chegue em breve a Lesbos, de onde partiu rumo à Turquia, às 8h locais (2h de Brasília), uma segunda embarcação com 45 pessoas, todas de nacionalidade paquistanesa.

Este grupo tinha sido transferido do centro de detenção de Moria para o porto da ilha, onde um grupo de ativistas protestou contra as deportações.

Três pessoas, dois homens e uma mulher, se jogaram na água e se penduraram na âncora do navio que já estava partindo, com o objetivo de evitar que a embarcação pudesse seguir viagem.

Na última segunda-feira, a Grécia devolveu à Turquia os primeiros 202 migrantes e refugiados, a maioria paquistaneses e afegãos, mas também bengaleses e dois sírios.

Posteriormente, teve que suspender a operação de devolução diante da avalanche de solicitações de asilo, a maioria das quais não puderam ser processadas devido à falta de pessoal do Escritório Europeu de Assistência ao Asilo.

Enquanto isso, diversas ONGs criticaram a situação nos campos de detenção como o de Moria, onde mais de 3 mil pessoas se amontoam, em muitos casos sem contar com informação e atendimento legal suficientes.

Por outro lado, o governo grego não consegue convencer os milhares de migrantes e refugiados que se encontram nos acampamentos improvisados do porto ateniense de Pireu e de Idomeni, perto da fronteira com a Macedônia, a serem transferidos para centros organizados.

Na quinta-feira, as autoridades do porto de Pireu somente conseguiram transferir para outros centros cerca de 70 das 4.660 pessoas que se encontravam no porto.

O objetivo era esvaziar este píer, a artéria principal do tráfego marítimo para as ilhas gregas, antes do início das férias da Páscoa ortodoxa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos