Kerry anuncia empréstimo de US$ 155 milhões para deslocados iraquianos

Bagdá, 8 abr (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou nesta sexta-feira a entrega de uma ajuda de US$ 155 milhões ao Iraque para atender as necessidades das famílias de deslocados.

Conforme um comunicado do escritório do ministro das Relações Exteriores iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, parte desta ajuda também será empregada no desativação de minas em zonas retiradas do controlo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Ramadi, para permitir o retorno das pessoas que fugiram.

Kerry insistiu no apoio de seu país ao governo iraquiano em sua luta contra o terrorismo e parabenizou os avanços conseguidos frente aos jihadistas. O ministro, por sua vez, agradeceu o apoio dos Estados Unidos e da comunidade internacional ao país, imerso em uma guerra contra o EI e em uma crise política e econômica.

O grupo terrorista conquistou a segunda maior cidade do país, Mossul, em junho de 2014, e proclamou um governo de califado nas regiões sob seu controle no norte e no centro do Iraque e da Síria, onde impõe sua rigorosa visão do islã.

Kerry chegou hoje ao Iraque para mostrar seu apoio ao governo em sua luta contra o Estado Islâmico e para acelerar a formação de um novo gabinete, proposto pelo primeiro-ministro, Haider Al-Abadi, e que ainda não foi aprovado pelo parlamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos