Suspeito de atentados em Paris é detido em Bruxelas, segundo imprensa belga

Bruxelas, 8 abr (EFE).- A polícia deteve nesta sexta-feira em Bruxelas o belga Mohammed Abrini, procurado como um dos cúmplices de Salah Abdeslam nos preparativos dos atentados de Paris do dia 13 de novembro, informou a imprensa belga.

Abrini, segundo a rede de televisão pública francófona "RBTF", seria o "homem do chapéu", o terceiro suposto terrorista que saiu caminhando do aeroporto de Bruxelas após os atentados de 22 de março e do qual a procuradoria federal divulgou na quinta-feira imagens registradas por câmeras privadas que o situavam em diversas ruas da capital, a fim de pedir colaboração cidadã para sua captura.

Também foi detido um segundo suspeito, que supostamente teve contato na estação de metrô de Pétillon com o suicida que ateou fogo ao próprio corpo várias paradas depois, na estação de Maelbeek, em 22 de março, segundo o jornal "De Standaard" e a emissora pública flamenga "VRT".

Segundo a "RTBF", trata-se do cidadão sueco Osama K., que teria comprado em um centro comercial em pleno coração de Bruxelas as bolsas que serviram para os atentados nessa cidade. A detenção ocorreu nesta tarde em um apartamento no distrito bruxelense de Anderlecht, de acordo com o jornal "De Standaard".

A procuradoria federal confirmou em breve comunicado que "foram feitas várias detenções durante o dia, como parte da investigação dos ataques ao aeroporto de Bruxelas e à estação de metrô de Maelbeek", nos quais morreram 32 pessoas.

"Por enquanto é impossível fazer mais comentários. Mais adiante serão divulgadas mais informações mediante um comunicado de imprensa ou uma entrevista coletiva, embora seja impossível dar uma data exata", declarou o Ministério Público.

Abrini era procurado por sua cumplicidade nos atentados de Paris e seu DNA foi achado no apartamento do distrito bruxelense de Schaerbeek, do qual partiram os suicidas que causaram a explosão no metrô e no aeroporto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos