Vietnã exige fechamento de plataforma petrolífera chinesa em águas disputadas

Bangcoc, 8 abr (EFE).- O governo do Vietnã exigiu o fechamento da uma plataforma petrolífera chinesa em uma área do Mar da China Meridional cuja delimitação é negociada pelos dois países, informou nesta sexta-feira a imprensa estatal vietnamita.

"A localização se encontra em uma área perto do golfo de Tonkin, onde Vietnã e China negociam a delimitação", indicou Le Hai Binh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã, segundo o site "The Socialist Republic of Vietnam".

Binh também criticou a construção por parte da China de um farol no recife de Xubi, no arquipélago de Spratly (chamado de Truong Sa pelo Vietnã), também no Mar da China Meridional.

O porta-voz exigiu que a China a não violasse a soberania vietnamita nas ilhas e ameaçou recorrer à legislação internacional sobre esta matéria.

China e Vietnã estão divididos pela soberania das ilhas Spratly e Paracel, no Mar da China Meridional, onde outros países, como Filipinas, Malásia, Taiwan, Indonésia e Brunei, também mantêm reivindicações marítimas.

Chineses e vietnamitas chegaram a protagonizar um enfrentamento naval pelas Paracel em 1974, que terminou com vitória da China sobre as embarcações do Vietnã do Sul e deu a Pequim o controle 'de facto' sobre esse arquipélago, que é mantido até hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos