Kerry visita Cabul para se reunir com governo de unidade afegão

Cabul, 9 abr (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, chegou de surpresa neste sábado para uma visita a Cabul, onde deve se reunir com o presidente do governo de unidade afegão, Ashraf Ghani, e o chefe do Executivo, Abdullah Abdullah, informaram fontes oficiais.

Uma fonte do Ministerio das Relações Exteriores afegão, que pediu o anonimato, confirmou à Agência Efe a chegada de Kerry à capital do país, sem oferecer mais detalhes por razões de segurança.

A pasta anunciou para esta tarde em Cabul um comparecimento conjunto de John Kerry e do ministro das Relações Exteriores afegão, Salahuddin Rabbani, embora sem especificar a hora.

A visita ocorre em um momento em que Afeganistão, Estados Unidos, Paquistão e China tentam avançar em um processo de paz que acabe com mais de 14 anos de guerra no país após a queda do regime talibã em 2001 com a invasão americana.

Os talibãs liderados pelo mulá Mansour rejeitaram participar do processo, enquanto o Hezb-e Islami (Partido Islâmico do Afeganistão), o segundo grupo insurgente mais importante do país, anunciou que aceita o diálogo.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 9,8 mil soldados no Afeganistão, dos quais cerca da metade permanecerá em território afegão além do final do mandato do presidente americano, Barack Obama, em janeiro de 2017.

O governo de unidade afegão foi formado em 2014 após a mediação dos EUA para resolver um longo processo eleitoral recheado por denúncias de fraude, que levou Kerry a visitar Cabul até conseguir um acordo para que Gani fosse presidente e Abdullah ocupasse uma nova figura de chefe de governo.

O secretário de Estado chega à capital afegã após ter visitado ontem, também de surpresa, o Iraque e Bahrein no dia anterior, onde se reuniu com os ministros de Exteriores dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos