Ataque no leste do Afeganistão deixa 12 mortos e 38 feridos

(Atualiza com novos detalhes).

Cabul, 11 abr (EFE).- Pelo menos 12 militares afegãos morreram e 38 ficaram feridos nesta segunda-feira em um ataque suicida dos talibãs contra um ônibus das forças de segurança na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

Um suicida detonou os explosivos que carregava em seu riquixá (tipo de carroça de tração humana típico do sul da Ásia) por volta das 16h20 locais (8h50 em Brasília) no distrito de Surkhrod, cerca de dez quilômetros ao noroeste da capital provincial, Jalalabad, explicou o Ministério da Defesa afegão em comunicado.

A explosão causou a morte de 12 de pessoas e feriu 38, das quais várias se encontram em estado crítico, disse à Agência Efe o diretor de Saúde de Nangarhar, Najibullah Kamawal.

De acordo com o porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai, todos os feridos foram transferidos a hospitais da região.

O alvo do ataque era um ônibus no qual viajavam recrutas do exército afegão que se dirigiam à base do Corpo 201 Selab na província vizinha de Laghman, detalhou. Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque e confirmaram que foi perpetrado por um insurgente suicida.

O porta-voz talibã Zabiullah Mujahi afirmou em sua conta no Twitter que 51 soldados morreram ou ficaram feridos na ação, apesar de a formação insurgente ter o costume de dar informações exageradas sobre o alcance de suas ações.

Este é o segundo grande atentado do dia no país, depois que a explosão de uma bomba de manhã em Cabul, durante a passagem de um ônibus do Ministério da Educação, causou a morte de dois funcionários da pasta e feriu nove.

Os ataques ocorreram a menos de duas semanas para o início da tradicional ofensiva talibã de primavera.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 9,8 mil soldados no Afeganistão, dos quais cerca da metade seguirão além do fim do mandato do presidente americano, Barack Obama, em janeiro de 2017.

A Otan manterá cerca 12 mil soldados até o fim de 2016, um ano além do previsto, em meio à crescente insegurança no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos