Obama afirma que confia que Brasil será capaz de superar a crise

Washington, 12 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confia na "durabilidade" da democracia brasileira para superar a atual crise política e lhe interessa que a economia do país siga sendo "forte", disse nesta terça-feira o porta-voz da Casa Branca.

"Os Estados Unidos e o próprio presidente Obama têm confiança na durabilidade da democracia brasileira para superar estes desafios", afirmou o porta-voz Josh Earnest ao ser perguntado sobre a crise política no país em sua entrevista coletiva diária.

Earnest lembrou a avaliação que o próprio Obama fez a respeito em março durante sua visita a Buenos Aires, onde comentou que espera que o Brasil resolva sua crise política de "uma maneira eficaz", porque é "um grande país".

"Sua democracia está suficientemente madura, seu sistema legal e suas estruturas são suficientemente fortes", destacou então Obama durante uma entrevista coletiva junto ao presidente argentino, Mauricio Macri.

Por outro lado, Earnest não quis comentar o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado hoje, no qual o organismo prevê que o Brasil está encaminhado a outro ano de forte contração e a situa em 3,8%.

Em seu relatório de "Perspectivas Econômicas Globais", o FMI se refere ao fato de que "as incertezas domésticas seguem restringindo a capacidade do governo (brasileiro) para formular e executar políticas".

Segundo Earnest, os "desafios políticos" que o Brasil enfrenta atualmente "não costumam ter um impacto positivo" nas perspectivas econômicas de um país.

"É de nosso interesse ver sua economia forte", para que o Brasil possa continuar sendo "um importante parceiro comercial dos Estados Unidos", ressaltou o porta-voz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos