PAM lança comida pela 2ª vez esta semana à cidade síria Deir ez Zor

Genebra, 12 abr (EFE).- O Programa Mundial de Alimentos (PAM), da Organização das Nações Unidas (ONU), lançou nesta terça-feira, pela segunda vez nesta semana, comida à Deir ez Zor, cidade síria controlada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) desde março de 2014 e que tem 200 mil habitantes.

Ao todo, 16,7 toneladas de alimentos suficientes para alimentar 2 mil pessoas durante um mês foram lançadas em 26 carregamentos que chegaram ao solo de paraquedas. Assim como na primeira entrega, feita ontem, os pacotes continham, principalmente, legumes, arroz e alimentos para o preparo de pratos quentes.

Toda a carga foi recolhida pela equipe da Cruz Vermelha Síria (SARC), que é um dos parceiros do PAM em Deir ez Zor.

De acordo com a porta-voz do PAM, Bettina Luescher, o lançamento de alimentos via aérea é sempre "o último recurso" por conta da dificuldade e do custo, mas dada a impossibilidade de fazê-lo via terrestre essa era a única solução.

Ontem, o PAM conseguiu fazer a primeira entrega após dois anos sem poder distribuir comida. No total, 26 lotes destinados a alimentar 2.500 pessoas em um mês foram lançados, sendo que quatro deles sumiram e ainda não foram encontrados.

O avião fretado pelo organismo saiu de Amã (Jordânia) e lançou os carregamentos a uma grande altitude para evitar ser atacado.

Em 24 de fevereiro, o PAM fez a primeira tentativa de entregar alimento, mas nenhum dos lotes chegou ao seu destino final, já que alguns caíram em locais de domínio dos terroristas e outros simplesmente ficaram destruídos por conta de uma falha na abertura dos paraquedas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos