Aumenta na Alemanha número de imigrantes expulsos e de retornos voluntários

Berlim, 13 abr (EFE).- Mais de 14 mil imigrantes retornaram voluntariamente da Alemanha a seu país de origem no primeiro trimestre deste ano - mais que em todo ano de 2014-, enquanto quase 4,5 mil pessoas foram expulsas nos dois primeiros meses de 2016, mais do que o dobro que no mesmo período de 2015.

O titular do Interior, Thomas de Maizière, e o de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, apresentaram nesta quarta-feira no Conselho de Ministros o considerável aumento das expulsões: foram 13.851 registradas em 2014 e 22.369 no ano passado.

Ao mesmo tempo aumentou também o número de pessoas que abandonaram a Alemanha de forma voluntária com a ajuda de programas de repatriação: em 2014 retornaram a seu país 13.574 imigrantes e em 2015 37.200.

O aumento desse número corre em paralelo ao aumento nas chegadas de solicitantes de asilo ao país, cerca de 1,1 milhão no ano passado.

Os estados federados são os responsáveis por executar a expulsão daqueles peticionários de asilo sem perspectivas legais de receber uma permissão de residência na Alemanha e contam, para isso, com o apoio do Estado, que entre outras medidas se encarrega das negociações com os países de origem.

Em comunicado, o governo de Angela Merkel lembrou a aprovação nos últimos meses de novas normativas legais para reduzir os impedimentos que dificultavam as expulsões.

Para fomentar o retorno voluntário dos solicitantes de asilo, foi criado um centro de coordenação entre o Estado e os estados federados para a "gestão integrada para o retorno" e um grupo operacional denominado "Repatriação" no Ministério das Relações Exteriores.

Por outro lado, desde o começo deste ano a Polícia Federal conta com uma nova unidade organizativa destinada a ajudar estrangeiros na obtenção de documentos equivalentes ao passaporte, necessários para que os solicitantes de asilo que têm pedido rejeitado possam retornar a seu país de origem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos