Alerta de tsunami é emitido devido a terremoto no Equador

(Atualiza com emissão e extensão de alerta para muitos outros países)

Washington, 16 abr (EFE).- O Centro de Alertas de Tsunamis no Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avisou neste sábado que é possível que o terremoto de 7,8 graus registrado no Equador gere um tsunami nesse país e em outros 20 com litoral no Pacífico.

Em seu site, o PTWC alertou que é possível que o tsunami produza ondas de entre 0,3 e 1 metro sobre o nível do mar em "algumas partes do litoral do Equador" devido ao forte tremor.

Além disso, se acontecerem, as ondas do tsunami serão de "menos de 0,3 metro" no litoral dos demais países, entre os quais estão Colômbia, Costa Rica, Panamá, Peru, Chile, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e México, segundo a agência americana.

O mesmo risco está em vigor para Austrália, Antártida, Japão, Indonésia, Rússia, Nova Zelândia, Filipinas, Havaí, Ilhas Cook e Samoa Americana, Fiji, Polinésia Francesa, Ilhas Marshall, Guam, Ilha de Jarvis e as de Kermadec.

O alerta também afeta Taiwan, Ilhas Marianas do Norte, Ilhas Salomão, Howland e Baker, Chuuk, Kiribati, Kosrae, a Ilha de Midway, Nauru, Nova Caledônia, Niue, Palau, Ilha de Palmyra, Ilhas Pitcairn, Pohnpei, Samoa, Tokelau, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, Ilha de Wake, as de Wallis e Futuna, e a de Yap.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos