Forte tremor de 7,5 graus sacode fronteira entre Colômbia e Equador

(Atualiza com outras informações sobre o terremoto)

Bogotá, 16 abr (EFE).- Um forte tremor de 7,5 graus de magnitude na escala aberta de Richter foi sentido neste sábado no sudoeste da Colômbia, na fronteira com o Equador, sem que se tenha informado a princípio de vítimas ou danos materiais.

Segundo o Serviço Geológico Colombiano, o tremor aconteceu a 18h58 (horário local, 20h58 em Brasília) a uma profundidade de 127 quilômetros no oceano Pacífico, com epicentro na região fronteiriça.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou, por sua vez, que o tremor foi de 7,8 graus com epicentro a 27 quilômetros ao sudeste da cidade equatoriana de Muisne.

Apesar do forte do terremoto, o Sistema Nacional de Detecção e Alerta de Tsunami (Sndat) da Colômbia afirmou que segundo a informação recebida do Centro de Alerta do Pacífico (PTW, em inglês), com sede no Havaí (EUA), não há perigo de tsunami.

"Avaliadas as características da informação disponível sobre o evento, podemos concluir que não existe nenhum tipo de perigo para a costa da Colômbia", afirmou a entidade em comunicado.

Na Colômbia, o tremor foi sentido em cidades como Cali, Pasto e Popayán, segundo a União Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

Em alguns bairros de Cali, capital do departamento (estado) de Valle del Cauca, foram registrados cortes de energia elétrica e os bombeiros da cidade informaram de rachaduras em construções.

O diretor da UNGRD, Carlos Ivan Márquez, disse ao Canal "RCN" que o tremor foi "muito forte, mas profundo" e sentido nos departamentos de Nariño, Cauca, Valle del Cauca e no eixo cafeicultor, no centro do país.

"Fizemos uma varredura em nível geral e não se tem nenhum reporte por enquanto de danos", acrescentou o diretor da UNRGD.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos