Peru lança alerta de tsunami após terremoto no Equador

Lima, 16 abr (EFE).- A Marinha de Guerra do Peru lançou neste sábado um alerta de tsunami para toda a costa deste país após o terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter registrado no Equador.

A Marinha peruana recomendou em comunicado a evacuação das zonas litorâneas baixas e pediu aos organismos responsáveis que ativem seus protocolos de ação.

O alerta de tsunami foi declarado devido à "possível" ocorrência deste fenômeno natural em uma determinada área litorânea, onde pode causar grandes danos, advertiu a Marinha de Guerra do Peru.

A Marinha ordenou realizar com calma a evacuação das localidades baixas das regiões de Tumbes e Piura, duas regiões litorâneas do norte do Peru, situadas na fronteira com o Equador.

Além de em Tumbes e em Piura, o terremoto foi sentido com uma intensidade forte em outras regiões do norte do país como o Amazonas.

A altura das ondas no norte do litoral peruano aumentou 20 centímetros nos instantes posteriores ao tremor, segundo o chefe do Serviço do Centro Nacional de Alerta de Tsunami da Marinha de Guerra, César Ferrer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos