Nova York ajudará milhares de imigrantes a conseguir cidadania americana

Nova York, 17 abr (EFE).- A cidade de Nova York anunciou neste domingo o início de uma campanha para ajudar milhares de imigrantes a obter a cidadania americana e aos quais será oferecida assessoria gratuita nas bibliotecas públicas.

A iniciativa, batizada NYCitenzenship, será apresentada oficialmente na próxima terça-feira, coincidindo com a Semana da Herança Imigrante, realizada a partir de hoje na 'Big Apple'.

Segundo a prefeitura, aproximadamente 650 mil imigrantes nova-iorquinos estão a uma passo de obter a cidadania. Através desta nova campanha, a cidade oferecerá serviços gratuitos de assessoria neste âmbito em 12 bibliotecas públicas.

"Com o lançamento da NYCitizenship, os imigrantes nova-iorquinos terão o apoio que necessitam enquanto seguem um caminho rumo à cidadania", afirmou hoje em comunicado o responsável do Gabinete do Prefeito para os Assuntos dos Imigrantes, Nisha Agarwal.

"Oferecendo serviços de naturalização, assistência legal e educação financeira em um ambiente familiar, a NYCitizenship abre o caminho para inúmeras novas oportunidades para nossas comunidades imigrantes", acrescentou Darren Bloch, diretor-executivo do Fundo da Prefeitura para o Avanço da Cidade de Nova York.

As autoridades destacam a importância de oferecer estes serviços na bibliotecas públicas, que são utilizadas regularmente por mais da metade dos imigrantes recentes.

A partir deste domingo, Nova York celebra a Semana da Herança Imigrante, que neste ano a prefeitura quer dedicar à reflexão sobre as importantes contribuições que as comunidades chegadas do exterior fazem à cidade.

"Nova York é uma fusão de culturas e nacionalidades e queremos ser inclusivos com todas e cada uma delas. Não há melhor maneira de avançar neste objetivo do que celebrar a inclusão com o início da Semana da Herança Imigrante, durante a qual iniciaremos a NYCitizenship para ajudar os imigrantes nova-iorquinos a darem o último passo para se tornarem cidadãos", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos