Uruguai volta a decretar alerta laranja em 9 departamentos por fortes chuvas

Montevidéu, 17 abr (EFE).- O Instituto Nacional de Meteorologia do Uruguai (Inumet) decretou neste domingo um alerta laranja por "fortes tempestades e chuvas copiosas" para nove departamentos do oeste, centro e leste do país.

Estão sob alerta laranja as localidades de Soriano, Paysandu, Río Negro, Flores, todas no oeste, Flórida e Durazno, no centro, Lavalleja, Rocha e Treinta y Tres, no leste.

Para esses departamentos, o Inumet prevê "precipitações copiosas e sequências de ventos fortes" que podem chegar aos 120km/h, com grande incidência de raios e provável queda de granizo.

O alerta amarelo foi decretado em Canelones e Maldonado (sudeste), Montevidéu (sul), Colônia (sudoeste), Tucuarembó (norte), Salto (noroeste) e Cerro Largo (nordeste), nas quais estão previstos os mesmos fenômenos, mas com menor intensidade.

De acordo com o relatório do Inumet, essas chuvas estão sendo provocadas por uma massa de ar úmida e instável que está sobre o país.

O alerta foi decretado desde às 6h locais (mesmo horário em Brasília). O Inumet não anunciou, por enquanto, uma hora limite, mas disse que continuará monitorando a situação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos