Daniel Dias vence Prêmio Laureus pela 3ª vez na carreira

Berlim, 18 abr (EFE).- O nadador Daniel Dias venceu pela terceira vez o Prêmio Laureus de melhor para desportista, em cerimônia realizada nesta segunda-feira em Berlim, na Alemanha, em que o ex-jogador de futebol holandês Johan Cruyff foi homenageado, e os tenistas Novak Djokovic e Serena Williams foram os grandes vencedores.

Daniel foi um dos três brasileiros indicados neste ano, e acabou reconhecido pelos sete medalhas de ouro e uma de prata no Mundial de Natação Paralímpica, em Glasgow, na Escócia, além dos oito primeiro lugares nos Jogos Paralímpicos, em Toronto, no Canadá.

O nadador já havia sido o vencido prêmio em 2009 e 2013, e neste ano sucedeu a paraciclista americana Tatyana McFadden, que não concorreu. Os outros atletas do país que poderiam ter ganhado o "Oscar do Esporte", foram o surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, e o skatista Bob Burnquist, na categoria Atletas de Ação.

Quem desbancou os brasileiros foi o triatleta alemão Jan Frodeno, campeão do Ironman disputado no ano passado no Havaí, que recebeu o Laureus pela primeira vez na carreira.

Os melhores atletas no masculino e feminino foram o sérvio Novak Djokovic e a americana Serena Williams, que recentemente se envolveram em polêmica, sobre as premiações diferentes para homens e mulheres no circuito mundial de tênis. Ambos conquistaram o prêmio pela terceira vez.

O golfista americano Jordan Spieth, que levou a melhor em dois torneios de Grand Slam, o Masters de Augusta e o US Open, levou a melhor como Revelação do Ano, superando, entre outros, a seleção chilena masculina de futebol.

O rúgbi masculino da Nova Zelândia, que se sagrou campeão mundial no ano passado, também foi destaque, com a vitória no prêmio de Melhor Equipe. Já o veterano Dan Carter foi apontado como o Melhor Retorno.

O austríaco Niki Lauda venceu o prêmio que reconhece a trajetória esportiva de ex-atletas e recebeu o Laureus das mãos do britânico Lewis Hamilton, atual bicampeão mundial de Fórmula 1, e com quem trabalha atualmente na Mercedes.

O prêmio, apresentado pelo ator americano Bill Murray, lembrou Johan Cruyff, que morreu no fim do mês passado e cujo prêmio póstumo foi entregue ao filho, Jordi, também ex-jogador de futebol.



Relação dos vencedores do Prêmio Laureus de 2016:.



- Melhor atleta masculino: Novak Djokovic (Sérvia, tênis).

- Melhor atleta feminina: Serena Williams (Estados Unidos, tênis).

- Melhor equipe: seleção de rúgbi masculino da Nova Zelândia.

- Revelação do ano: Jordan Spieth (Estados Unidos, golfe).

- Melhor retorno: Dan Carter (Nova Zelândia, rúgbi).

- Melhor paradesportista: Daniel Dias (Brasil, natação).

- Melhor atleta de ação: Jan Frodeno (Alemanha, triatlo).



Prêmios Especiais:.

- Póstumo: Johan Cruyff (Holanda, futebol).

- Reconhecimento da Carreira: Niki Lauda (Áustria, Fórmula 1).

- Prêmios Laureus para a Saúde: Movimento do Quênia de futebol. EFE

arh/bg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos