Raúl Castro: congresso do partido comunista cubano foi último da "geração 59"

Havana, 19 abr (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou nesta terça-feira no encerramento do 7º Congresso do Partido Comunista Cubano que este será "o último dirigido pela geração histórica" da revolução de 1959, que deverá passar à condição de testemunha nos próximos anos.

"A geração histórica entregará aos mais novos as bandeiras da revolução e do socialismo sem o menor sentimento de tristeza ou pessimismo, com o orgulho do dever cumprido", afirmou Raúl Castro, que foi reeleito hoje como primeiro-secretário do partido, cargo que ocupa desde 2011, quando substituiu seu irmão Fidel.

Sobre o andamento das reformas para a "atualização" socialista, Castro indicou que seu ritmo dependerá do "consenso" que se alcance dentro da sociedade, "sem precipitações ou improvisações que só conduzirão ao fracasso".

Após três dias de reuniões, o 7º Congresso do Partido Comunista, o único legal na ilha, se encerrou hoje, quando também foi divulgada a nova composição dos órgãos de direção da legenda, sem grandes mudanças, embora já se tenha aberto o caminho para a substituição geracional que se consolidará no próximo conclave, previsto para 2021.

Raúl Castro afirmou que para a formação de novos quadros "deve se trabalhar desde a base" sem deixar nunca de estudar.

"Um quadro profissional do partido ou um dirigente de nosso Estado tem que estudar toda a vida e não viver do título pendurado na parede", comentou Raúl Castro, que se referiu à existência de uma reserva de "substitutos maduros" para a renovação de dirigentes nas estruturas do partido.

No Relatório Central que apresentou ao Congresso no sábado passado, Raúl Castro anunciou a imposição de limites de idade máximos para integrar os órgãos de governo do partido, de 60 anos para o Comitê Central e de 70 para o Secretariado e Birô Político; medida aprovada pelo plenário deste Congresso e que entrarão em vigor para o próximo conclave.

O novo Comitê Central do Partido Comunista, principal órgão de governo do partido entre Congressos, ficou formado hoje por 142 membros, com uma média de idade de 54 anos, abaixo da média do comitê anterior eleito em 2011.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos