Trump vence primárias republicanas em Nova York, segundo a "CNN"

Nova York, 19 abr (EFE).- O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições internas republicanas realizadas nesta terça-feira no estado de Nova York, segundo uma projeção da emissora "CNN".

No lado democrata, os dados da pesquisa de boca de urna são apertados, com 52% dos votos para Hillary Clinton e 48% para Bernie Sanders, razão pela qual a "CNN" não se atreve ainda a projetar quem será o ganhador no estado.

A emissora não deu ainda números precisos sobre que porcentagem Trump pode ter conseguido em Nova York, o estado no qual nasceu e no qual era o claro favorito.

Nas primárias de Nova York serão definidos hoje 95 delegados republicanos e outros 247 democratas, que emitirão seu voto nas convenções respectivas para escolher os candidatos presidenciais que concorrerão no pleito de novembro.

Hillary Clinton não ganhou uma votação interna em um estado desde a primária que venceu no dia 22 de março, no Arizona.

As votações desse mesmo dia em Idaho e Utah e em datas posteriores em outros cinco estados foram vencidas por Sanders, que representa a esquerda do Partido Democrata.

As últimas pesquisas apontavam Hillary Clinton como vencedora nas primárias democratas de Nova York, mas Sanders se focou no estado nos últimos dias porque sabe que a eleição de hoje é estratégica em sua corrida à Casa Branca.

Até hoje, Hillary tinha 1.307 delegados e Sanders 1.094, sem contar os "superdelegados", dirigentes do partido que não têm um mandato específico para emitir seu voto na convenção, embora calcule-se que apoiarão majoritariamente a ex-secretária de Estado.

No lado republicano e sem contar com os de Nova York, Trump conta com 755 delegados, seguido pelo senador pelo Texas Ted Cruz, com 543.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos