Turquia afirma que EI planejava atentados na Alemanha

Istambul, 19 abr (EFE).- A polícia turca descobriu planos do grupo jihadista Estado Islâmico para realizar atentados suicidas na Alemanha e Turquia parecidos com os cometidos em Paris e Bruxelas e advertiu sobre o fato às autoridades germânicas, informa nesta terça-feira o jornal turco "Hürriyet".

A polícia investigou que uma equipe de quatro jihadistas, que só foram identificados por seus nomes principais, Talip, Furkan, Cuma e Memis, entrou de forma clandestina na Turquia, procedente da Síria, para preparar os ataques.

As autoridades, segundo esse jornal, disseram que "abortaram" estes planos, sem esclarecer quais medidas tomaram.

A polícia também investiga que outro jihadista realizou preparativos para viajar à Alemanha, com o objetivo de cometer um atentado similar aos recentes de Paris e Bruxelas.

O jihadista tinha previsto se disfaçar de torcedor de futebol para entrar na Alemanha misturado com outros fãs sem chamar a atenção, afirma o jornal, que não detalhe nem a equipe e nem o evento esportivo escolhido.

A polícia turca obteve estas informações ao estabelecer que outro cidadão, identificado como Yunus D., realizava filmagens de vídeo e fotografias de possíveis alvos para atentados suicidas do Estado Islâmico, organização à qual apareceu vinculado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos