Japão e Panamá assinarão acordo de troca de informação fiscal

Tóquio, 20 abr (EFE).- O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiram nesta quarta-feira em Tóquio impulsionar a futura assinatura de um acordo bilateral de troca de informação fiscal entre os dois países para evitar a fraude.

"Hoje decidimos avançar nas negociações para a assinatura de um acordo bilateral de troca de informação tributária com o governo do Japão incorporando os parâmetros do padrão comum de avisos da OCDE", disse Varela durante uma entrevista coletiva realizada ao final do encontro.

Para o presidente panamenho este avanço é consequência do compromisso de seu governo na hora de potencializar "a troca automática de informação tributária" e com o uso transparente dos sistemas financeiros.

Varela dedicou parte de sua agenda no Japão a limpar a imagem do país após o escândalo que representou o vazamento de 11,5 milhões de documentos que revelam que o escritório panamenho Mossack Fonseca administrou milhares de empresas offshore com ativos escusos para personalidades de todo o mundo.

"Ratificamos nossa intenção de cooperar ativamente e liderar os esforços da comunidade internacional para dar resposta a um problema global, como a vulnerabilidade dos sistemas financeiros do mundo na hora de serem utilizados com fins que não representam o bem comum", disse neste sentido Varela.

O presidente panamenho quis agradecer também "a solidariedade e apoio" mostrados pelas autoridades japonesas em relação a seu país por conta da situação gerada pelos chamados Panama Papers.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos