Kerry chega ao Egito para debater conflitos no Oriente Médio

Cairo, 20 abr (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, chegou nesta quarta-feira ao Cairo para discutir com o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, os conflitos do Oriente Médio e fortalecer os laços bilaterais.

Durante breve visita ao Egito, de poucas horas de duração, Kerry também se reunirá com o colega Sameh Shukri, segundo o Ministério das Relações Exteriores egípcio.

O chefe da diplomacia americana esteve no Egito em agosto do ano passado, quando apoiou a relação bilateral com o país e sua luta contra o terrorismo, mas pediu que sejam respeitados os direitos humanos.

Segundo fontes da delegação americana, Kerry comparecerá amanhã em Riad à cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), formado por Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait, Catar, Omã e Bahrein.

Também participará desta reunião o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que chegou nesta quarta-feira à Arábia Saudita, onde deve se reunir nas próximas com o rei Salman bin Abdulaziz bin Abdul Rahman.

Kerry já se encontrou com os membros do CCG em agosto, quando tentou dissipar os temores dos países do Golfo sobre o acordo nuclear iraniano e aproveitou para exigir cooperação contra o jihadismo.

A Arábia Saudita e os outros países do CCG são aliados tradicionais dos EUA, mas as relações se esfriaram desde o acordo nuclear com o Irã, o grande rival destas nações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos