Na véspera de completar 90 anos, Elizabeth II inicia comemorações

Viviana García.

Londres, 20 abr (EFE).- A rainha Elizabeth II visitou nesta quarta-feira uma agência dos correios e inaugurou um espaço dedicado à música de um parque em Windsor, nos arredores de Londres, marcando o início das celebrações nacionais por seus 90 anos.

Ela quis começar os festejos homenageando o serviço do Royal Mail, que completa 500 anos em 2016 e cujas emblemáticas caminhonetes vermelhas com o monograma de Elizabeth II são um símbolo do Reino Unido. Acompanhada por seu marido, o duque de Edimburgo, a rainha da Inglaterra foi recebida por uma multidão entusiasta que segurava bandeiras britânicas, antes de ir assistir a um espetáculo de música e dança também em Windsor.

Nonagenária a partir de amanhã, Elizabeth II é a rainha mais longeva do mundo e a segunda pessoa que mais tempo está no trono - 64 anos - depois do rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, que em junho completará 70 anos como chefe de Estado.

Usando um casaco e um chapéu rosa, e sem dar sinais de cansaço, Elizabeth II conversou com os funcionários do Royal Mail e incentivou o trabalho deste grupo, cujo nascimento se remonta a 1516 quando o rei Henrique VIII concedeu o título de cavaleiro a seu secretário, Brian Tuke, que foi nomeado responsável pela distribuição das mensagens.

Com o tempo, o sistema de mensagens se transformou no Royal Mail como é conhecido hoje e cujo escudo leva as iniciais "E II R". De acordo com o diretor da agência de Windsor, Andy Roeton, a equipe estava muito empolgada com a ilustre visita.

"Para eles é um reconhecimento pelo grande trabalho que fazem. A maioria vive na região, por isso a visita é o melhor que poderia ter acontecido", comentou Roeton, que trabalha no Royal Mail há 25 anos.

Após esta visita, Elizabeth II e o duque de Edimburgo foram ao Alexandra Gardens, onde inauguraram um espaço utilizado nos verões por bandas de música e que foi reformado ao estilo georgiano. Nos jardins, alunos fizeram uma apresentação teatral de Romeu e Julieta, obra do dramaturgo inglês William Shakespeare (que completa o quarto centenário de morte), antes de a banda real e de os estudantes cantarem o "Parabéns a você".

Por ocasião do aniversário da avó, o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, fez uma homenagem à monarca ao destacar os serviços prestados.

"Tudo isto foi incrivelmente importante para mim e um verdadeiro exemplo sobre o que um bom monarca pode ser", afirmou o filho do príncipe Charles e Diana, em entrevista concedida à rede "BBC".

Já em declarações à emissora "Sky News", ele ressaltou o apoio recebido da avó após a morte de sua mãe em um acidente de carro em Paris, em 31 de agosto de 1997.

"Ela foi uma forte influência feminina e, tendo perdido a minha mãe sendo muito jovem, foi particularmente importante ter alguém como ela para me olhar", afirmou.

Embora o aniversário seja oficialmente amanhã, Elizabeth II participará de mais celebrações nos meses de maio e junho, quando acontecerão comemorações na capital britânica.

Nesta sexta-feira, o dia também será agitado para a rainha. Ela receberá no Castelo de Windsor o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se despedirá da soberana, já que este é o período final de seu segundo e último mandato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos