Terremoto de 5,6 graus atinge nordeste do Japão, sem alerta de tsunami

Tóquio, 20 abr (EFE).- Um terremoto de 5,6 graus na escala Richter atingiu o nordeste do Japão nesta quarta-feira, mas a agência meteorológica nacional (JMA) não emitiu alerta de tsunami nem informou sobre danos na região.

O tremor aconteceu às 21h19 locais (9h19 em Brasília) a cerca de 40 quilômetros de profundidade e com epicentro no mar, cerca de 60 quilômetros ao leste da cidade litorânea de Soma, na Prefeitura de Fukushima.

Ainda não há informações sobre anomalias na acidentada central nuclear de Fukushima, situada cerca de 80 quilômetros ao sudoeste do epicentro.

O tremor foi sentido principalmente em Fukushima, Miyagi e Iwate, as três cidades mais afetadas pelo terremoto e pelo tsunami posterior que deixou mais de 18 mil mortos em 11 de março de 2011 e provocou o pior acidente nuclear desde Chernobyl (Ucrânia), em 1986.

O terremoto de hoje chegou a alcançar o nível 3 na escala japonesa, mais focada nas zonas afetadas do que na intensidade do tremor, em várias localidades destas três cidades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos