Trezentos meninos são circuncidados em Manila

Manila, 20 abr (EFE).- Trezentos meninos participaram nesta quarta-feira de uma cerimônia de circuncisão conjunta no distrito de Marikina, na capital das Filipinas, um rito que marcou a passagem dos menores para a vida adulta.

No colégio de educação primária Fortune, os 300 meninos, que estão atualmente de férias, esperavam sua vez esta manhã em suas carteiras das salas de aula, transformadas em mesas de cirurgia improvisadas.

Ali, entre os gritos de dor, os médicos cortavam com precisão e retiravam o prepúcio dos meninos com idades entre 9 e 15 anos.

Com este tipo de evento, realizados todo ano em várias localidades das Filipinas, as autoridades tentam promover operações de circuncisão seguras, feitas por pessoal formado e com os instrumentos adequados.

Nas Filipinas, a cerimônia de circuncisão, conhecida localmente como "Tuli", é uma tradição histórica considerada como um rito com o qual os meninos passam a ser adultos e muitas vezes é realizada por "hilots" (curandeiros) ou pessoas não qualificadas com instrumentos improvisados ou pouco higiênicos.

A maioria dos homens do país se circuncidam durante sua juventude, e quem não o faz são motivo de brincadeiras entre os filipinos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos