Elizabeth II comemora 90 anos com um grande desfile em Windsor

Guillermo Ximenis.

Londres, 21 abr (EFE).- A rainha Elizabeth II comemorou nesta quinta-feira seu 90º aniversário com um grande desfile na cidade inglesa de Windsor, onde recebeu o calor de seus súditos e deu início a festejos que durarão vários meses.

Vestida de verde e seu habitual chapéu combinando, a soberana de mais idade e a que mais anos está no trono na história do Reino Unido percorreu os arredores de seu castelo em Windsor, a 40 quilômetros de Londres, a bordo de um luxuoso veículo Bentley escuro com o teto aberto, para saudar quem esperou horas à beira da estrada para vê-la passar.

O príncipe Philip de Edimburgo, que em junho completará 95 anos, não se separou de sua esposa, durante uma manhã na qual ambos se aproximaram do público para receber parabéns e ramos de flores.

Salvas de tiros de canhão, bandas de música, desfiles militares e outros atos se multiplicaram no Reino Unido para comemorar um dia que será encerrado com o acendimento de mil tochas ao longo do país, como velas de aniversário, para honrar a rainha.

Por ocasião de seus 90 anos, Elizabeth II quebrou a tradição de comemorar seu aniversário em junho, um costume estabelecido em 1748 por Jorge II para aumentar as possibilidades de que os festejos reais não coincidissem com um dia de primavera chuvoso.

Apesar da mudança, o céu se manteve aberto e a temperatura beirou os 17 graus centígrados, em um dia que a rainha iniciou escutando através do serviço mundial da "BBC" uma mensagem pessoal de seu filho, o príncipe Charles.

Aproveitando o 400º aniversário da morte de William Shakespeare, o príncipe de Gales felicitou sua mãe recitando pela rádio um fragmento do autor inglês no qual o arcebispo Thomas Cranmer se dirige a Enrique VIII após o nascimento da futura rainha Isabel I.

"Ela será, para a felicidade da Inglaterra, uma rainha longeva. Contemplará muitas dias, e no entanto não passará nenhum sem uma façanha para coroá-lo", declamou o herdeiro ao trono britânico.

Também em tom solene, o primeiro-ministro, o conservador David Cameron, rendeu tributo à monarca na Câmara dos Comuns com um discurso no qual louvou sua dedicação ao Reino Unido e a "rica evolução" vivida pela monarquia britânica durante seu reinado.

"Nosso país é abençoado de uma forma muito especial. O serviço que Vossa Majestade realiza é extraordinário e é uma alegria para nós poder comemorar", pronunciou Cameron.

A rainha, que abriu uma conta no Twitter há um ano e meio, aproveitou esse canal para agradecer a enorme quantidade de mensagens que recebeu.

"Nesta ocasião, lhes envio minhas calorosas felicitações", disse Elizabeth II, que durante a manhã inaugurou em Windsor o Passeio da Rainha, um caminho de 6,3 quilômetros que liga diversos pontos de interesse na cidade inglesa.

Além de descerrar essa placa, Elizabeth II cortou o primeiro pedaço de seu bolo oficial de aniversário, preparado pela confeiteira de origem bengali, Nadiya Hussain, vencedora de um popular concurso no Reino Unido.

A torta de três andares, nas cores lilás e amarelo, foi feita com creme de laranja, baunilha e manteiga, um pouco longe do tradicional gosto pelo bolo de chocolate de Elizabeth II.

"A rainha me perguntou o que tinha no interior do bolo e se poderia cortar. Eu já tinha visto os problemas que teve em uma visita ao Instituto da Mulher para cortar, portanto imagino que ela estava pensando no mesmo", relatou a confeiteira.

"Para que pudesse cortá-lo, decidi não fazer uma torta de frutas", disse Nadiya, vestida com um hijab.

Entre as felicitações insólitas que a monarca recebeu, os veículos de imprensa britânicos destacaram o "feliz aniversário" que mostrou o astronauta britânico Tim Peake da Estação Espacial Internacional, assim como uma mensagem de 20 micrômetros (20 milésimos de milímetro) gravado no pelo de um cachorro de raça corgi, um dos favoritos da rainha, por cientistas da Universidade de Nottingham.

Durante os próximos meses estão programados diversos atos para continuar comemorando os 90 anos da soberana, entre eles um desfile equestre no dia 15 de maio e uma missa de ação de graças na catedral de São Paulo em 10 de junho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos