Líder de partido opositor na Guiné Equatorial afirma que teme por sua vida

Redação Central, 22 abr (EFE).- O líder do principal partido opositor na Guiné Equatorial, Gabriel Nsé Obiang, afirmou nesta sexta-feira que forças do Exército "se dispõem a atacar" de novo a sede desta legenda em Malabo, e que teme por sua vida.

Obiang fez a declaração à Agência Efe por telefone. Ele é presidente do partido Cidadãos pela Inovação da Guiné Equatorial, e acrescentou que cerca de 300 militares cercam a sede de seu partido, que na madrugada passada foi atacada pelo Exército.

O líder opositor, cuja participação nas eleições presidenciais do próximo domingo foi proibida pela Junta Eleitoral Nacional, afirmou que na sede do partido continuam refugiados cerca de 200 seguidores, entre eles mulheres e crianças.

Segundo relatou Obiang à EFE, no ataque desta madrugada três pessoas ficaram feridas, uma das quais está em estado grave, mas estável após receber um tiro no peito.

Após o ataque desta madrugada, os militares permitiram que representantes das embaixadas de Estados Unidos e Espanha entrassem na sede, o que não foi confirmado por fontes diplomáticas.

O líder opositor disse que o Exército está com a sede cercada, mas não estabeleceu nenhuma via de contato com ele, por isso que não tem forma de dialogar com nenhum comando militar.

Obiang afirmou que tem a convicção de que o objetivo das Forças Armadas é destruir a sede do partido e matá-lo.

O Cidadãos pela Inovação tinha pedido esta semana para boicotar as eleições presidenciais, depois que a candidatura de seu líder foi cancelada por "falta de firmeza" no país.

Concorrerá novamente como candidato o presidente Teodoro Obiang, de 73 anos, que chegou ao poder em 1979 após um golpe de Estado e aspira a um novo mandato de sete anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos