Margallo vai ao Cazaquistão com empresários para reforçar relações bilaterais

Madri, 22 abr (EFE).- O ministro interino das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, viaja amanhã ao Cazaquistão junto com uma delegação empresarial a fim de reforçar as "já excelentes" relações bilaterais, e irá depois ao Azerbaijão para participar do Fórum da Aliança das Civilizações.

García-Margallo iniciará sua agenda no domingo em Astana, capital cazaque, com a visita às instalações industriais da empresa Talgo (fábrica Tulpar-Talgo) e com um ato acadêmico na Universidade Euroasiática Gumilyov, onde a Espanha estabeleceu a turma de aula de espanhol "Ruy González de Clavijo".

No domingo, dia 25, o chefe da diplomacia espanhola terá uma sessão de trabalho e um almoço com seu colega cazaque, Erlan Idrissov, para revisar o estado das relações bilaterais nos âmbitos político, econômico e cultural e identificar oportunidades para ampliá-la e aprofundá-la, segundo informaram fontes diplomáticas.

No marco deste encontro, no qual também serão abordadas questões regionais e de segurança global, está previsto que o ministro assine o documento de adesão da Espanha à "Carta" do "Green Bridge Partnership Program".

Trata-se de uma iniciativa sobre desenvolvimento sustentável lançada pelo Cazaquistão coincidindo com a visita oficial que o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, fez a Astana em setembro de 2013.

Além disso, García-Margallo participará de um fórum empresarial o qual abrirá acompanhado pelo ministro de Investimentos e Desenvolvimento do Cazaquistão, Asset Issekeshev, a fim de apoiar a posição das empresas espanholas que já operam neste país da Ásia Central, e de favorecer o início de atividades por parte de outras que mostraram interesse em seu mercado.

Em sua viagem ao Azerbaijão, o ministro das Relações Exteriores participará, na terça-feira, do Fórum de Baku da Aliança de Civilizações e discursará em sua inauguração.

O chefe da diplomacia espanhola também irá à inauguração da reunião ministerial do Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações, junto com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o Alto Representante para a Aliança de Civilizações, o catariano Nassir Abdulaziz Al Nasser.

O fórum vai abordar principalmente a prevenção do extremismo violento e a promoção de sociedades inclusivas, mas também haverá grupos de trabalho e seminários sobre temas concretos como a prevenção do discurso do ódio, a desconstrução do terror, contra narrativas ao ciber extremismo, líderes religiosos e prevenção do extremismo violento, ou as mulheres e a construção da paz em zonas em conflito.

Além disso, o programa do ministro tem um componente bilateral, que inclui a realização de um Fórum Empresarial Espanha-Azerbaijão, ao qual comparecerão representantes de empresas e de organizações empresariais dos dois países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos