Sem negociar, pequeno grupo de delegação opositora permanece em Genebra

Genebra, 22 abr (EFE).- Um grupo de "seis ou sete pessoas" da delegação opositora nas conversas de paz sobre a Síria, monitoradas pela ONU, permanece em Genebra, na Suíça, embora não esteja participando da negociações.

O porta-voz da opositora Comissão Suprema para as Negociações (CSN), Monzer Majus, disse à Agência Efe que entre ontem e hoje a maioria dos integrantes da equipe negociadora dos opositores deixou a cidade suíça, após anunciarem o adiamento de sua participação formal no diálogo.

"Hoje não tivemos nenhuma conversa com nenhum representante da ONU, nem está previsto durante o fim de semana", comentou Majus, que descartou uma possível reincorporação da delegação opositora às conversas antes do termo da terceira rodada, no dia 27 de abril.

O porta-voz afirmou que os opositores acompanharão o tema do acesso humanitário às regiões assediadas militarmente no território sírio, mas que sua atividade não estará relacionada às conversas.

Majus reiterou que a delegação da CSN retomará o diálogo "quando houver uma melhora no terreno no tema humanitário, os prisioneiros forem libertados e o regime deixar de violar a trégua", vigente na Síria desde 27 de fevereiro.

Permanecerá na Suíça a delegação do governo de Damasco, que nesta sexta-feira anunciou que se reunirá com o enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, na próxima segunda-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos