Topo

García-Margallo chega ao Cazaquistão

23/04/2016 17h59

Astana, 24 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, chegou neste sábado ao Cazaquistão para reforçar as relações bilaterais com o país, que se prepara para defender sua candidatura como membro não permanente do Conselho Superior da Organização das Nações Unidas (ONU) e para sediar a Exposição Universal em 2017.

O Airbus 310 da Força Aérea Espanhola no qual ele viaja, acompanhado por uma grande delegação empresarial, aterrissou no Aeroporto de Astana, a capital cazaque, à 1h do domingo (horário local, 16h do sábado em Brasília).

A agenda do ministro começará no domingo com uma visita às instalações industriais que a empresa espanhola Talgo tem em Astana e continuará com um ato na Universidade Euroasiática de Gumilyov. Na segunda-feira, García-Margallo inaugurará o Fórum Empresarial Espanha-Cazaquistão e depois se reunirá com seu colega, Erlan Idrissov, com quem oferecerá uma entrevista coletiva.

Em dezembro do ano passado, foi assinado em Astana um acordo melhorado de associação entre a União Europeia (UE) e Cazaquistão, depois do alcançado em 1999.

O apoio da UE foi fundamental para a incorporação do Cazaquistão à Organização Mundial do Comércio (OMC) depois de mais de 20 anos de negociações, assim como também teve o apoio comunitário para que Astana abrigue a Expo 2017, com o tema "A energia do futuro" e com a finalidade de que este país se consolide como potência regional da Ásia Central.

Além disso, o Cazaquistão está preparado para defender sua candidatura como membro não permanente do Conselho Superior da ONU em junho em Nova York, se tornando, caso seja eleito, na primeira república independente da antiga União Soviética a ocupar este posto.