Topo

Merkel visita campo de refugiados sírios no sul da Turquia

23/04/2016 12h58

Istambul, 23 abr (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou neste sábado um campo de refugiados sírios na província meridional turca de Gaziantep, como parte de seu programa para conhecer de primeira mão a situação no país, no marco do acordo de deportação de emigrantes desde Europa.

Merkel, acompanhada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, chegou ao aeroporto de Gaziantep nesta tarde, onde foi recebida pelo primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu.

A comitiva se deslocou em um ônibus a Nizip, uma cidade de cerca de 100 mil habitantes, em cujas imediações se encontram dois campos de refugiados sírios.

Merkel e seus acompanhantes foram recebidos fora do acampamento por crianças sírias e quatro jovens vestidas de branco que lhes entregaram ramos de flores, em cerimônia transmitida ao vivo por várias cadeias de televisão turca.

No ato seguinte, os altos cargos visitaram o acampamento, um recinto com 938 casas pré-fabricadas perto do rio Eufrates, que abriga atualmente cerca de 4,8 mil refugiados sírios, em grande parte famílias.

Concluído o passeio, a comitiva voltará à cidade de Gaziantep para inaugurar um centro destinado a crianças e famílias de refugiados e construído graças a fundos europeus.

A visita de Merkel dará à chanceler a oportunidade de conhecer de primeira mão a situação dos refugiados sírios na Turquia, ao qual a UE destina 6 bilhões de euros, segundo um acordo alcançado o mês passado em Bruxelas.

Segundo o pacto, a Turquia aceita a deportação de todos os imigrantes e refugiados que chegaram às ilhas gregas desde 20 de março e envia um número equivalente aos países europeus, além de receber a isenção do visto para seus cidadãos na UE.