Topo

Turquia diz que há dias nenhum refugiado cruza fronteira

23/04/2016 17h30

Ancara, 23 abr (EFE).- O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, garantiu neste sábado perante vários dirigentes da União Europeia que o acordo alcançado para receber refugiados deportados da Europa está funcionando e que há dias nenhum imigrante cruza o Mar Egeu vindo da Turquia rumo às ilhas gregas.

"Fizemos nosso trabalho", afirmou Davutoglu em entrevista coletiva junto ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk; o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans; e a chanceler alemã, Angela Merkel, que visitaram hoje os centros de atendimento a refugiados no sul do país.

O primeiro-ministro turco afirmou que em novembro do ano passado 6 mil refugiados cruzavam o mar diariamente rumo à Europa e que atualmente esse total não chega a 130.

"Chegamos ao ponto que há alguns dias nenhum refugiado cruza esse mar", afirmou.

Davutoglu negou as acusações da Anistia Internacional de que a Turquia está expulsando refugiados sírios a zonas de guerra na Síria.

"A Anistia Internacional fez um trabalho que não é muito claro, mas eu digo claramente: a Turquia não enviou ninguém contra sua vontade à Síria. Não fazemos isso", ressaltou.

Davutoglu ainda advertiu que a isenção de vistos para que os turcos possam viajar à União Europeia é uma parte essencial do acordo fechado com Bruxelas pelo qual a Turquia aceitava receber os refugiados que cheguem às ilhas gregas em troca de 6 bilhões de euros para atendê-los em seu território. Outras das condições eram desbloquear e acelerar as negociações para a entrada da Turquia na União Europeia.