Topo

Pyongyang anuncia que lançou com sucesso míssil balístico

24/04/2016 00h43

Seul, 24 abr (EFE).- A Coreia do Norte anunciou neste domingo que testou com sucesso um míssil balístico lançado a partir de um submarino, o que representaria um grande avanço armamentístico para o regime, enquanto segundo Seul o teste resultou fracassado.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, assistiu ao novo teste de mísseis realizado na véspera, e que concede ao país asiático "a capacidade de atacar seus oponentes a qualquer momento e sem prévio aviso", segundo informou a agência estatal norte-coreana (KCNA).

Kim Jong-un destacou que com esta nova arma, a Coreia do Norte possui agora "um poderoso arsenal nuclear e um sistema efetivo de ataque", em declarações publicadas pelo citado meio oficial.

No sábado, o Ministério de Defesa sul-coreano informou sobre o lançamento realizado pela Coreia do Norte no Mar do Leste (Mar do Japão), mas qualificou de fracassada este novo teste de armas de Pyongyang, devido ao curto percurso do projétil.

O míssil foi aparentemente lançado de um submarino de tipo Sinpo, e em seguida voou propulsado com seu próprio motor embora só tenha percorrido cerca de 30 quilômetros, muito abaixo da categoria mínima de 300 quilômetros dos projéteis SLBM.

O líder norte-coreano, por outro lado, elogiou os cientistas e militares responsáveis do que qualificou como "um grande sucesso no desenvolvimento tecnológico e em matéria de Defesa nacional", segundo a "KCNA".

O míssil foi lançado da máxima profundidade submarina possível, segundo a "KCNA", que acrescentou que seu sistema de "ejeção a frio" e o motor autônomo do projétil alimentado com combustível sólido funcionaram "perfeitamente", assim como seus dispositivos de controle de voo e de detonação da ogiva.